Pular para o conteúdo principal

O valor dos seus Dados Pessoais


Lucas Corrêa 30/08/2020

O valor dos seus Dados Pessoais

Costumeiramente realizamos cadastro em todo tipo de serviço, aplicativo, rede social, lojas ou até mesmo pesquisas de rua ou telefone. Compartilhamos informações como nome completo, endereço, CPF, RG, sexo, e-mail, telefone, posts e comentários nas mídias sociais, check-ins, fotos, IP, configuração do computador e browser, etc. Dados pessoais que são disponibilizadas intencionalmente ou inconscientemente, mas sem a menor noção do real valor que elas carregam.

Martha Gabriel, uma das pensadoras digital mais influentes do Brasil, em seu livro "Você, Eu e os Robôs" diz o seguinte:

A soma dos nossos rastros com nossas pegadas constitui um dossiê riquíssimo sobre nós que permite que sistemas computacionais determinem nossa personalidade, de forma muito mais precisa do que um humano conseguiria fazer: preferências, reações, comportamentos específicos, fobias etc. (GABRIEL, 2019, p.77).

Valor

A maioria da população brasileira ainda não se deu conta da sensibilidade e do valor agregado a seus dados pessoais, mas as empresas já. Há muito tempo que a grande indústria já utiliza desses materiais para se transformarem e inovarem constantemente. Com o avanço das tecnologias como inteligência artificial (IA) e BIG DATA, tornou-se possível armazenar quantidades gigantes de dados, desfragmenta-los, organiza-los e gerar retorno à empresa.

A Netflix, por exemplo, a todo momento analisa nossas ações, como avaliações de filmes e séries, quais filmes e séries foram buscados, o dia no qual o filme ou a série foi assistido, momento e frequência que é pausado um filme ou série, diversas informações que podem ser coletadas. E com todas essas informações em seu poder, a empresa consegue traçar diversas estratégias que retornem resultados positivos. Como foi o caso da série House Of Cards, fruto de uma análise de dados onde mostrou que os usuários assistiam bastante conteúdo do diretor David Fincher e do ator Kevin Spacey. Todo o esse processo é chamado de business intelligence, e pode ser utilizado por qualquer empresa, desde que esteja em conformidade com as normas legais do país onde foram coletadas as informações e possua uma estrutura mínima de segurança.

Outro caso curioso e que vale a pena ser citado é do TikTok. O aplicativo vem sofrendo diversas acusações, inclusive pelo governo dos EUA, por coletar informações não permitidas dos seus usuários e compartilha-las com o governo chinês. A empresa afirma que só coleta o que é permitido legalmente.

Riscos

Os dados quando são armazenados em bancos de dados, formam um registro. Esse registro é formado informações que servem de identificação de um indivíduo. E como já vimos antes, esse conteúdo pode ser coletado, armazenado e tratado pelas organizações, afim de auferir diversos objetivos. Mas é necessário destacar que existe um risco alto ao compartilharmos qualquer tipo de informação com qualquer organização ou indivíduo. Ocorre que, por vezes acontecem vazamentos desses dados, seja por invasão cibernética, falha de sistemas, erro humano ou até mesmo a própria empresa ceder a informações para uma terceira organização sem o seu conhecimento.

 Uma vez que, esses registros saem do controle da organização permissionária, se torna muito difícil retomar o controle e a partir daí as consequências podem ser duras e se transformar em uma grande dor de cabeça. Em mãos erradas as informações podem ser vendidas para profissionais de marketing  e spammers, com objetivo de disparar publicidade personalizada, também estão sujeitos a outras práticas, como roubos de identidade e fraudes, no qual os possuidores aproveitam de detalhes particulares expostos, como os nomes completos, números de telefone e e-mails, utilizando em fraudes, chantagens e inúmeras outras aplicações. Desta forma, devemos ficar atentos a cada passo e pegada que deixamos por onde passamos, pois esses rastos dizem muitos sobre nós, afetando diretamente nossa privacidade, segurança e personalidade natural.

Regulamentação nacional

No Brasil e no mundo já existem legislações que buscam controlar o tráfego e manuseio dessas informações. A LGPD – Lei Geral De Proteção de Dados, em específico, regula de forma padronizada como as informações coletadas e tratadas no brasil ou de indivíduos localizados no território nacional. O dispositivo já é considerado um marco histórico para a proteção dos direitos do cidadão. 

Grandes empresas de atividade do setor digital, como WhatsApp, Facebook, Instagram já buscaram a adequação à norma, disponibilizando aos usuários novas modalidades de acesso e controle de suas informações.

Comentários